Franquia é um sistema de comércio onde o proprietário de uma marca (franqueador), cede à outra pessoa o direito de vender e distribuir seus produtos, sua marca e sua patente (franqueado), contudo o direito de distribuição pode ser exclusivo ou semi-exclusivo a depender da franquia. Este tipo de comércio também é chamado de franchising.
Muitas pessoas quando pensam em começar a investir, procuram diversos modelos de negócios, existem vários modelos que se adaptam a diversos perfis. Ou seja, para aqueles investidores que buscam um modelo de negócio em que não será necessário começar do zero existe a Franquia, de acordo com o dicionário Michaelis online, Franquia é o Sistema pelo qual determinada empresa concede os direitos a uma pessoa, física ou jurídica, de representá-la mediante pagamento de royalties e autorização, sob certas condições; franchise, franchising.
Como funciona uma franquia?
Uma franquia funciona como uma espécie de filial de uma determinada empresa. Através dela é possível oferecer o mesmo tipo de serviço, produto, distribuição e ambiente em vários locais ao mesmo tempo. É um sistema muito popular, pois permite abrir o próprio negócio aproveitando uma marca conhecida, sem ter que fazer os pesados investimentos que demandam a construção de uma marca própria.
O Sistema de Franquia.
O sistema de franchising é dividido em duas partes interessadas: o franqueado e o franqueador. O franqueador é o idealizador do negócio, o proprietário que concorda em ceder à outra pessoa o direito de usar sua marca, produtos, patente e até a fama para atrair novos clientes. O franqueado é aquele que gerencia, trabalha e investe na franquia pagando apenas uma taxa inicial; essa taxa é paga assim que o contrato é assinado, com todas estas condições inclusas, sendo assim, mensalmente o franqueado paga ao franqueador uma parte dos faturamentos. Esse pagamento é denominado de royalties. Além dos royalties, o franqueado tem também o dever de contribuir com a taxa de propaganda e publicidade referentes à divulgação feita pelo franqueador e que retorna como lucro para o franqueado.
Início da Franquia no mundo.
As Franquias surgiram entre os anos de 1850 e 1860, por meio da fabricante de máquinas de costura a empresa Singer (Sewing Machine Company), com sede em Connecticut Estados Unidos, sendo assim, ela decidiu conceder licenças a comerciantes independentes, interessados em revender seus produtos, em seguida, outras empresas começaram adotar esse modelo para expandir os seus negócios.
O Franqueador e o Franqueado.
O Franqueador é o detentor dos direitos da marca, ou seja, foi ele quem criou a mesma e quer replicar em um formato de Franquia repassando todo o seu know-how para os Franqueados.
O Franqueado é um investidor e empreendedor, que por muitas vezes pode ser iniciante e que adquire por meio de um contrato de Franquias o direito de utilizar a marca ou patente.
Ou seja, o investidor já entrará em um modelo de negócio que foi testado e aprovado trazendo assim mais segurança.
Quais os tipos de Franquias?
Existem diversos tipos de Franquias que podem atender a todos os perfis de Investidores.
São elas:
Unitária
É aquela em que o franqueado ganha direito para abrir uma unidade de determinada marca em um local selecionado pelo franqueador.
Master
As Franquias Master costumam ser muito utilizadas por marcas com planos de expansão ou internacionalização. O master franqueado tem direito a implantar ou terceirizar outras unidades em uma determinada região, recebendo parte do valor da taxa da Franquia e dos royalties.
Shop in Shop
Trata-se de um empresário individual que já tem seu estabelecimento e decide criar uma Franquia de outro ramo dentro de seu próprio espaço comercial.
Individual
A mais convencional dos tipos de Franquia a principal característica da Franquia Individual é o caráter de exclusividade. Com isso, o franqueador não venderá os direitos para outro franqueado abrir mais uma unidade na mesma região.
Franquia de Desenvolvimento de área
O franqueado recebe o direito de explorar uma determinada região visando o crescimento da Franquia. Ele abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo.
Micro Franquia
São as chamadas franquias mais baratas, ou seja são consideradas micro franquias as marcas que necessitam de investimento inicial de no máximo R$ 80 mil.
Franquia é uma boa opção para investir? Vantagens e desvantagens!
Para quem pretende abrir o seu próprio negócio, uma franquia é boa opção. Afinal de contas, entre as vantagens do modelo, há a permissão de usar uma marca consolidada e testada. O sistema de franquias é um formato de negócio onde o franqueado adquire o direito ao uso dos serviços e produtos de uma marca, além de todo conhecimento dela.
Vantagens:
1 – Expansão
A expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.
2 – Marca
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.
3 – Contrato
Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo.
Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para a franqueadora continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.
4 – Gestão
Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade.A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio. Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.
5 – Fornecedores
Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades. Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.
6 – Criatividade
Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça. Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias.
7 – Padronização
É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo? Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.
8 – Negociação
A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede. Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar.
9 – Suporte
Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc. Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio.
10 – Coletividade
O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto. O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.
Desvantagens:
1 – Não aceitar orientação e não gostar de seguir regras
Nas franquias é preciso seguir um padrão orientado pela franqueadora.
“Esta é uma razão para não buscar uma franquia, onde terá que seguir regras e orientações da franqueadora”
2 – Querer implementar novas atividades e produtos em sua loja/unidade
“O franqueado tem que seguir as orientações de produtos e serviços da franqueadora, aquele que quer inovar sempre não tem característica para ser um bom franqueado”
Isso não significa que você não pode pensar em nossas possibilidades para sua loja, mas você terá que apresentar suas ideias para a franqueadora, que deverá aprová-las ou não.
3 – Desconhecimento do sistema e suas particularidades
Não dá para cair de paraquedas em uma franquia sem entender do que se trata, não é mesmo?
O franchising é um sistema de negócios com muitas peculiaridades e que tem muitas diferenças em relação a um negócio normal.
No dia a dia, essas diferenças farão a diferença no seu negócio. Por isso, não comece um negócio no franchising se você não está disposto a entender e aceitar o sistema.
4 – Dificuldade no trabalho colaborativo
Ser franqueado é fazer parte de um sistema que incluem outros envolvidos. Por isso, é importante o trabalho coletivo entre a franqueadora e seus franqueados.
Quem tem dificuldades neste ponto pode não se dar bem em uma franquia.
5 – Falta de transparência
Em uma franquia, você precisará repassar informações sobre a sua unidade para a franqueadora. Por isso, em todos os momentos a sua transparência será muito importante.
Desde o momento em que você decide abrir o negócio, passar as informações claras e verdadeiras para a franqueadora será essencial para garantir a melhor orientação e os próximos passos do negócio.
Quem não gosta de compartilhar as informações, não se dará bem em uma franquia.
6 – Ter dificuldade em gerenciar o próprio dinheiro
Você termina o mês com a conta negativa ou tem dificuldade em poupar dinheiro? Então muita atenção antes de comprar uma franquia!
Para ter um negócio é essencial ter uma boa saúde financeira tanto na vida pessoal, quanto na profissional.
Por exemplo, no começo do negócio você vai precisar de um dinheiro para manter a sua família antes de ter o retorno esperado.
No dia a dia do negócio, vai precisar gerenciar bem o caixa para conseguir ter bons resultados.
E nunca vai poder misturar os gastos da empresa com seus gastos pessoais.
Por isso, se você NÃO é uma pessoa que cuida bem do seu dinheiro, pode ser que uma franquia não seja um bom negócio nesse momento para você.
7 – Não ter um bom relacionamento interpessoal
O dia a dia de uma franquia envolve não só você, mas diversas outras pessoas. É preciso saber liderar os colaboradores, oferecer uma boa experiência para os clientes, ter boa relação com fornecedores e também com a franqueadora.
Por isso, é essencial ter um bom relacionamento interpessoal para garantir o sucesso do negócio.
Se você é muito introvertido ou tem qualquer outro tipo de dificuldade ao lidar com outras pessoas NÃO deve investir em uma franquia.
8 – Não ter disponibilidade para tocar o negócio
Uma franquia exige dedicação.
Mesmo que o negócio não exija a presença do dono em todos os momentos, é preciso ficar atento às demandas para garantir que tudo saia da forma como o esperado.
Dessa forma, é preciso ter tempo para se dedicar ao seu negócio, para avaliar o dia a dia e tomar as decisões corretas que garantam a boa performance.
Alguns negócios exigem que você dedique os finais de semana, feriados e fique até mais tarde no trabalho, principalmente nos primeiros meses.
Se você NÃO tem tempo para se dedicar a um negócio, então não vale a pena investir em uma franquia.
9 – Não gostar de estudar
O mercado muda muito rápido e novas tendências são lançadas todos os dias.
Por isso é fundamental estar sempre atento para poder oferecer o melhor para os seus clientes.
Ficar por dentro das notícias, ler livros, participar de cursos, workshops, palestras e eventos são algumas atividades que fazem parte da rotina de um empreendedor de sucesso.
Portanto, se você NÃO está disposto a estudar, investir em uma franquia pode não ser a melhor opção para você.
10 – Acreditar que será um caminho fácil
Sabe aquela ideia de “eu quero empreender porque não quero ter um chefe” ou “eu quero ter meu negócio para trabalhar no horário que eu quiser”?
Então, não é bem assim!
Como já falamos, trabalhar em uma franquia exige bastante dedicação. E você terá que agradar os clientes, que são bem mais exigentes do que um chefe!
O caminho para empreender não é fácil e é preciso saber lidar com os momentos de adversidade.
Em 2020, por exemplo, muitos franqueados tiveram que definir estratégias para atravessar o período da pandemia.
Como você reagiria se o seu negócio tivesse que ser fechado por causa da quarentena?
Empreender não é fácil, há suas vantagens, mas há muitos desafios.
Por isso, se você NÃO está disposto a enfrentar os desafios que possam surgir e a se dedicar, de fato, ao negócio, abrir uma franquia pode não ser uma boa opção.
Se mesmo depois de ler tudo os motivos para não comprar uma franquia, você ainda está disposto a ter um negócio, então veja a seleção que fizemos para você: